O Governo do Estado divulgou no final da tarde desta sexta-feira, 26 de junho, as novas bandeiras de distanciamento controlado e mudou novamente na região de Palmeira das Missões da bandeira laranja para a vermelha, o que, se confirmada, deverá obrigar o fechamento do comércio. A maioria dos municípios da nossa região tem Palmeira das Missões como referência.
Além da região de Palmeira das Missões, agora as restrições mais rígidas foram indicadas para Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas. Santo Ângelo, nas Missões, completa a lista das regiões em estado de alerta.
Desde que o governo adotou esse modelo de distanciamento controlado, é a primeira vez que o mapa do Estado tem tantos municípios em situação de risco. Em todo o Rio Grande do Sul, somente Bagé e Taquara permanecem sob bandeira amarela.
A classificação divulgada hoje, ainda é provisória, já que os municípios têm até domingo (28) para recorrerem da decisão ao gabinete de crise. A nossa região tomou esse caminho na semana passada e conseguiu reverter a decisão e com isso manter a bandeira laranja, o que na prática manteve o comercio em funcionamento.
O gabinete de crise avalia os recursos na segunda-feira e as bandeiras passam a vigorar na próxima terça-feira (30).